Os níveis de linguagem da Language Trainers Portugal correspondem aos padrões e normas internacionalmente reconhecidas, garantindo que tenha uma referência para o seu nível de língua, onde quer que esteja no mundo. Descubra mais sobre os nossos níveis, o número de horas necessárias para passar de um nível para o outro e os fatores que irão determinar o seu progresso.

Common European Framework of Reference for Languages (CEFR)
American Council on the Teaching of Foreign Languages Proficiency Guidelines (ACTFL)
Canadian Language Benchmarks (CLB)
International Second Language Proficiency Ratings (ISLPR)

Níveis gerais

Níveis Language Trainers
Language Trainers cursos individuais (número de horas necessárias para atingir os níveis abaixo mencionados referentes ao nível iniciante)
Language Trainers cursos em grupo (número de horas necessárias para atingir os níveis abaixo mencionados referentes ao nível iniciante)
Níveis CEFR (Europe)
Níveis ACTFL (EUA)
Níveis CLB (Canadá)
Níveis ISLPR (Austrália)
Novato Language Trainers Portugal Nível 0 Novato
Elementar Language Trainers Portugal Nível 1 Language Trainers Elementar (30 hs) Language Trainers Elementar (50 hs) A1 Principiante (Médio/Alto) Proficiência Inicial Básica, Desenvolvimento de Proficiência Básica Formulaic Proficiency (0+) Minimum 'Creative' Proficiency (1-)
Pré-intermediário Language Trainers Portugal Nível 2 Language Trainers Pré-intermediário 1 (50 hs)
------
Language Trainers Pré-intermediário 2 (80 hs)
Language Trainers Pré-intermediário 1 (80 hs)
------
Language Trainers Pré-intermediário 2 (100 hs)
A2 Intermediário (Baixo/Médio) Proficiência básica adequada, Proficiência Básica Fluente Basic Transactional Proficiency (1) Transactional Proficiency (1+)
Intermediário Language Trainers Portugal Nível 3 Language Trainers Intermediário 1 (100 hs)
------
Language Trainers Intermediário 2 (150 hs)
Language Trainers Intermediário 1 (150 hs)
------
Language Trainers Intermediário 2 (200 hs)
B1 Intermediário Superior Proficiência Inicial Intermediário, Desenvolvendo Proficiência Intermediária Basic Social Proficiency (2)
Intermediário Superior Language Trainers Portugal Nível 4 Language Trainers intermediário superior 1 (200 hs)
------
Language Trainers intermediário superior 2 (250 hs)
Language Trainersintermediário superior 1 (250 hs)
------
Language Trainers intermediário superior 2 (300 hs)
B2 Avançado (Baixo/Médio/Alto) Proficiência Inicial avançada , Desenvolvendo Proficiência Avançada Social Proficiency (2+)
Avançado Language Trainers Portugal Nível 5 Language Trainers avançado 1 (300 hs)
------
Language Trainers avançado 2 (400 hs)
Language Trainers avançado 1 (400 hs)
------
Language Trainers avançado 2 (550 hs)
C1 Proficiência Proficiência adequada avançada, Fluente Avançado de Proficiência Basic 'Vocational' Proficiency (3) Basic 'Vocational' Proficiency Plus (3+)
Proficiência Language Trainers Portugal Nível 6 Language Trainers proficiência 1 (500 hs)
------
Language Trainers proficiência 2 (650 hs)
Language Trainers proficiência 1 (700 hs)
------
Language Trainers proficiência 2 (850 hs)
C2 Notável Adequada proficiência avançada, Proficiência Avançada Fluente Vocational' Proficiency (4) Advanced 'Vocational' Proficiency (4+)

Descrição de Nível


0 Novato

Não possui nenhum conhecimento da língua ou sabe apenas algumas palavras ou frases comuns como cumprimentos, dizer o seu nome, como se sente e números.

1 Elementar

Compreende e usa expressões diárias familiares e frases muito básicas dirigidas a satisfação das necessidades comuns. Apresenta-se e pode fazer e responder a perguntas sobre detalhes pessoais tais como onde vive, pessoas que conhece e coisas que tem. Interage de forma simples desde que a pessoa com que conversa fale lentamente, claramente e também estiver disposta a ajudar.

2 Pré-intermediário

O aluno pode compreender as frases e as expressões frequentemente usadas relativas às áreas de maior relevância (por exemplo, informação básica pessoal e da família, compras, trabalhos, etc.). Pode comunicar nas tarefas do dia-a-dia que exigem uma troca de informação simples e direta em matérias familiares. Pode descrever de forma simples a sua história, ambiente que está e matérias nas áreas de necessidade imediata.

3 Intermediário

É capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, lazer, etc. Pode tratar a maioria das situações em caso de viajar para uma zona onde a língua seja falada. Produz textos simples relacionados com tópicos que sejam familiares ou do interesse pessoal. Pode igualmente descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças, ambições e dar explicações para opiniões e planos.

4 Intermediário Superior

O aluno pode compreender as ideias principais de um texto complexo sobre temas concretos ou abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Pode interagir com um grau de facilidade e de espontaneidade que torna a interação regular com nativos completamente possível sem tensão para um ou outro lado. Pode igualmente produzir textos detalhados em grande parte dos assuntos e explicar um ponto de vista que mostre os argumentos de várias opções.

5 Avançado

Entende uma ampla gama de textos longos e reconhece o significado implícito. Expressa-se fluentemente e de maneira espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. Além disso, usa a linguagem de forma flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Produz bem e de forma estruturada, textos claros e detalhados sobre temas complexos, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

6 Proficiência

Entende com facilidade praticamente tudo o que ouve ou lê. Resume informações de diferentes fontes faladas e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. Expressa-se de forma espontânea, muito fluente e precisa, identificando as entrelinhas de significados, mesmo em situações mais complexas.

Número de horas para passar de um nível para o outro



Os nossos cursos são adaptados às suas metas de nível de linguagem e de aprendizagem. Usamos materiais específicos para cobrir os tópicos que você precisa para aprender e muito mais. Os nossos instrutores adaptam o conteúdo do curso para atender às suas necessidades linguísticas exatas, e você é livre para fazer sugestões durante todo o curso.

Em línguas como chinês mandarim, árabe, japonês, coreano e hebraico, é necessário adicionar 100 horas ao número de horas para passar de nível, devido aos diferentes desafios de pronúncia, vocabulário, gramática, ortografia e escrita. O japonês, por exemplo, possui 3 alfabetos diferentes e muitos dos caracteres amplamente utilizados têm mais de um significado. Outro aspeto difícil de algumas destas línguas é o de tom e entoação, onde pequenas diferenças podem mudar completamente o significado do que está a dizer.

Fatores que determinam o progresso de um aluno de línguas



O número de horas necessárias para o progresso num idioma depende de vários fatores, tais como:

  • A sua língua nativa: Se a sua língua nativa e a alvo estão relacionadas (como as línguas românica que incluem francês, espanhol, português e italiano), vai aprender mais rápido e facilmente reconhecerá vocabulário e regras gramaticais.

  • Conhecimento de outros idiomas: Se é um aprendiz de línguas experiente e já sabe dois ou mais idiomas, vai ser capaz de assimilar uma nova língua mais rapidamente.

  • Dificuldade da língua: Se o idioma a ser aprendido é marcadamente diferente de qualquer língua que você conheça, então prepare-se para investir uma quantidade significativa de tempo para aprender o básico. Por exemplo, se você quer aprender chinês mandarim e o seu idioma nativo é completamente diferente, vai precisar de um esforço extra para dominar os caracteres e outras peculiaridades da língua, mais do que se estivesse a estudar outra língua que usa o alfabeto latino (a, b, c, etc.).

  • Viver num país onde a língua alvo é falada: A prática de conversação que começa por simplesmente viver entre falantes nativos da língua que você quer aprender é inestimável.

  • Tempo para estudo: Quanto mais tempo você investir na aprendizagem de línguas em casa, seja fazendo os trabalhos de casa indicados pelo professor ou qualquer atividade relacionada com línguas (como assistir TV, filmes, ouvir rádio, ler jornais online, pesquisando locais, etc.), mais rápido será capaz de progredir.

  • Oportunidade para praticar a língua com outras pessoas que não o seu professor: Ser exposto a outros sotaques irá ajudá-lo a melhorar muito as suas habilidades de escuta!.

  • Motivação para aprender a nova língua: Uma forte motivação é o ingrediente secreto da aprendizagem de línguas . Se você está determinado a obter bons resultados e/ou tem uma necessidade real de usar a língua, o sucesso é garantido.

  • A sua idade: Especialistas em línguas dizem que a idade é um fator importante para a aquisição de uma nova língua. Embora muitos digam que quanto mais jovem você é, mais fácil será (todos vemos como as crianças aprendem línguas em meses), estamos convencidos de que, com uma forte determinação, os mais velhos podem fazer melhor do que os jovens - é tudo uma questão de foco!

Sobre os testes on-line



Para ter uma ideia do seu nível atual, pode fazer um dos nossos testes on-line, sendo que os resultados imediatos vão indicar a sua capacidade atual com base nas referências acima mencionadas. Este teste dará um resultado aproximado do seu nível, uma vez que não avalia todas as habilidades de linguagem, tais como falar e ouvir. No entanto, no início de seu curso, o professor designado avaliará todas as suas competências linguísticas e as lições incidirão no desenvolvimento das áreas de linguagem em que você sente que mais necessita de ajuda ou que você quer focar.